O que é um Arranjo Produtivo Local?

Um Arranjo Produtivo Local (APL) consiste em um cluster, um agrupamento de empresas. As empresas que fazem parte de um Arranjo Produtivo Local possuem semelhanças quanto à finalidade econômica. Esta sinergia pode se dar por uma diversidade de razões, como estarem localizadas próximas uma às outras em uma mesma região. Outra razão pode se dar pelas relações comuns com agentes atuantes na localidade ou naquele segmento.

Enfim, a dinâmica de um Arranjo Produtivo Local pode ser determinada por diversos fatores, como: utilizarem matérias-primas semelhantes; mão-de-obra comum, específica ou disponível em poucas regiões; necessitarem de condições comuns para a produção; fornecerem para clientes em comum ou que por processos diversos exijam proximidade entre as empresam que compõem o Arranjo Produtivo Local; entre outros fatores.

Seja o Arranjo Produtivo Local, industrial, de serviços ou agroindustrial, deve enquadrar-se em algumas regras para ser competitivo, completo e efetivo. Dentre estas regras podemos destacar:

  1. Concentração de empresas em um espaço geográfico comum, permitindo que sejam compartilhados métodos, processos e estruturas entre as unidades do cluster de empresas;
  2. Empresas com expertises variados relacionados ao segmento de atuação do APL;
  3. Alto grau de especialização individual. Cada empresa concentra-se nas tarefas em que é especialista;
  4. Intensa sinergia entre as empresas componentes do APL;

O adensamento empresarial promovido pelo Arranjo Produtivo Local proporciona um dinamismo socioeconômico e a inserção efetiva de suas empresas integrantes no mercado por meio de seus produtos e especializações produtivas. Assim, cada empresa integrante do APL, passa a ter grande vantagem competitiva comparadas às de fora.

Por meio do Vectar APL – Arranjo Produtivo Local, a Vectar atende agrupamentos de empresas de mesmo setor, ou região, com interesses comuns de posicionamento de Marketing Digital. Assim, permitindo que:

  1. Estejam posicionadas e comunicando-se profissionalmente na Internet;
  2. Tendo grande destaque e visibilidade perante seu mercado alvo;
  3. Atendendo a um grande fluxo de contatos diários advindos das ações de marketing digital;
  4. Aumentando suas vendas e ampliando os canais de comunicação da sua empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *