Netnografia direcionando Marketing Digital

Um dos meios mais utilizados pelas empresas para estudar as preferências dos clientes, são a web e as redes sociais. Sites e perfis no ambiente on-line impulsionaram as estratégias de CRM por conta do número de detalhes sobre tendências, necessidades, gastos e interesses dos consumidores.

A netnografia é um trabalho de campo realizado no cyber-espaço como estratégia metodológica a fim de prover  dados pesquisas feitas em comunidades como blogs, fóruns e as várias redes sociais surgidas no ambiente virtual para identificar e compreender as necessidades e as influências da decisão relevantes de grupos de consumidores on-line.

A vantagem da netnografia sobre os modelos de pesquisa tradicional, feita em grupos, é a facilidade de se comunicar com vídeos e fotos sobre produtos. O baixo custo também é parte das vantagens. Principalmente quando há necessidade de pesquisar em diferentes estados. Painéis digitais, MSN, Facebook e Orkut ganham importância para quem quer mais do que saber quem compra seu produto.

A internet está se tornando multicanal e as empresas têm que reconhecer isso. “As companhias que souberem explorar esse poder de influência e a proximidade com o consumidor serão as empresas do futuro”, acredita o líder da Accenture Interactive no Brasil. “Estamos saindo de um Marketing como centro de custo para o centro de lucro”, completa Paul Dunay.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *