Marketing em Redes Sociais

Criação, gestão, monitoramento e divulgação em redes e mídias sociais, como Blogspot, Dihitt, Facebook, Flickr, Formspring, Fotolog, Orkut, Tumblr, Twitter, Videolog, WordPress e Youtube. Estas ações têm como principal objetivo fomentar relacionamento e aproximar-se de clientes potenciais, pessoas e empresas influentes no seu segmento, de forma que sua marca tenha um elevado Share of Mind, sendo a primeira a ser lembrada pelo seu cliente. Asredes e mídias sociais podem atuar decisivamente para que uma marca tenha mais Share of Mind, aumentando o contato com os clientes potenciais e formadores de opinião, interagindo, transmitindo informação e, principalmente, dando mais “pessoalidade” à marca.

A Vectar, por entender que os usuários confiam nas indicações de outras pessoas ou de informações que seguem ou buscam, explora ações focadas no contato continuado, e não no contato contínuo, pois contato contínuo pode ser feito, por exemplo, por SPAM, que chega ao usuário e não é relevante. Já um contato continuado implica na participação dos dois lados, sempre com informações relevantes e que agreguem valor ao consumidor e à marca.

Assim, diferentemente de uma ação publicitária massiva, em que se consegue grande visibilidade rápida e descontínua, o trabalho de marca em redes e mídias sociais é feito paulatinamente e focado na qualidade e atenção aos detalhes. Pois Internet não se escreve a lápis, mas à caneta; ou seja, o conteúdo que se gera estará permanentemente online, indexado pelos buscadores e acessível para todos.

O monitoramento e o marketing em mídias sociais envolve várias atividades importantes:

Análise de Presença (Diagnóstico)

Descrição do posicionamento de sua empresa e concorrentes nas redes e mídias sociaismais importantes; identificação dos principais interesses de seu público-alvo; relação de oportunidades para que sua empresa amplie a presença nas redes e mídias sociais ou se reposicione de forma mais efetiva.

Planejamento

Definição dos canais de comunicação online mais adequados e eficientes, foco de conteúdos, dinâmicas de relacionamento e ações criativas que poderão ser adotadas nas redes e mídias sociais.

Personalização dos Canais

Há redes e mídias sociais (como Blogs) que permitem, além da personalização do layout, reposicionar elementos (wireframes) de acordo com ordem de prioridade e criar objetos personalizados, como widgets. Já redes como Twitter, por exemplo, permitem apenas a personalização do layout.

  • Curadoria de conteúdo: Seleção de conteúdo para publicação em canais de comunicação como Blog, Twitter e Tumblr (quantidade de conteúdo publicado é variável).
  • Produção de conteúdo não-especializado: Cerca de 1.500 a 3.000 caracteres.
  • Produção de conteúdo especializado.
  • Produção de conteúdo multimídia: sob consulta (por volume e qualidade de produção) – vídeos para YouTube, fotos para Flickr, podcasts etc.

Seeding

Prática utilizada para divulgar produtos e serviços nas redes sociais em ambientes que estão receptivos ao consumo desta informação – por volume de produção.

Gestão de Presença

  • Relacionamento nos canais sociais
  • Responder comentários, mensagens em microblogs, blogs e e-mails enviados por esses canais
  • Análise e métricas dos canais
  • Análise de menções à marca, repercussão das ações e geração de relatórios.