Importância da Logística em Marketing

O planejamento de uma logística é indispensável para a conquista do sucesso nas operações de marketing promocional. A logística deve atuar de forma consultiva, junto com clientes e agências, ou seja, trabalhar com inteligência participando ativamente desde o início do planejamento da ação visando evitar que a implementação operacional da campanha não acabe trazendo resultados graves para a logística, com consequências para toda a campanha.

Para trabalhar com a logística é fundamental ter muita criatividade, ela pode contribuir para que as operações sejam otimizadas e os riscos minimizados sem prejudicar a funcionalidade de marketing da campanha e seus materiais. Alguns pontos essenciais de um briefing são a logística reversa, destino, peso, volume, quantidade e tipo de material, documentação fiscal, prazo de entregas, dentre outros.

Fatos como o custo de frete, costumam preocupar as pessoas, porém, um briefing de logística pode identificar e analisar questões de risco, ou seja, riscos de perdas, danos e atrasos, risco de manuseio, questões fiscais, etc.
Mais do que analisar quanto vai custar para distribuir seus materiais promocionais, é preciso analisar quanto vai custar se o seu material não chegar no tempo certo, do jeito certo, do meio certo, na quantidade certa, no lugar certo e no melhor custo.

* Francisco Machado – Diretor de atendimento e projetos da Post Courier Logística Promocional.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *